sexta-feira, 12 de setembro de 2008

SEMANA FARROUPILHA - HISTÓRIA


Maior rebelião que ocorreu no Brasil contra o Governo provisório, a guerra ocorreu no século XIX, durou 10 anos, iniciou-se em 1835 no Rio Grande do Sul se arrastou até Santa Catarina, e acabou em 1845.
Essa revolta foi instigada por causa da cobrança de impostos sobre os produtos produzidos por eles, principalmente o charque, e por se sentirem isolados no sul sem a assistência do império em relação à província, que era palco de vários conflitos.
A guerra dos Farrapos ou revolução Farroupilha recebeu esse nome por causa das vestes de seus homens, eram desprovidos dos aparatos militares (uniformes, materiais bélicos), não tinham treinamentos e eram compostos por peões e negros maltrapilhos e despreparados.
Bento Gonçalves tomou o poder do presidente da província em 21 de setembro de 1835, e tomou Porto Alegre, mas logo depois as forças imperialistas a retomou, mas os rebeldes não diminuíram suas atuações, em 11 de setembro de 1836, eles proclamaram a República Rio-Grandense
O líder dos rebeldes, Bento Gonçalves, foi preso e mandado para Bahia, mas não significou o fim da luta separatista, os rebeldes, mesmo sem o comandante, ocuparam a cidade de Lages em Santa Catarina, um importante centro comercial.
Bento Gonçalves conseguiu fugir com ajuda dos baianos e voltou para o Rio Grande em abril de 1837.
Com mais forças militares, as tropas do governo avançaram contra os rebeldes, e depois de ocorridas 118 batalhas com 59 vitórias para cada lado, os líderes dos rebeldes passaram por vários desentendimentos, aceitaram a paz e findaram o conflito em 28 de fevereiro de 1845.

Nenhum comentário: